Principais mudanças em relação à versão de 2018:
1) Agora abrange ISOM e ISSprOM.
2) A sinalética deverá ser impressa em preto ou violeta no mapa.
3) Se a indicação do símbolo na coluna C não é suficiente para definir a localização do
prisma, então o elemento não é adequado para um ponto de controle.
4) Uso do símbolo Bosque estendido para incluir uma área de árvores mais transitável
cercada por floresta mais densa.
5) Uso do símbolo de Construção estendido para indicar um pilar que sustenta um telhado.
6) Novo símbolo adicionado para uma ferrovia ou trilho de bonde.
7) Uso dos símbolos de Topo e Embaixo estendido para indicar o nível superior ou inferior
de dois níveis.
8) Novo símbolo adicionado para virar o mapa (continuar no verso do mapa).
Introdução
A
orientação é um esporte mundial. O objetivo dos símbolos de descrição
de controle da IOF é fornecer um meio padrão para que orientistas de
todos os países possam entender as descrições de pontos de controle sem
ambiguidade ou necessidade de tradução de idiomas. Este documento mostra
como os símbolos podem ser usados para fazer isso.
Como a Descrição dos Pontos de Controle funciona
O objetivo de uma descrição do ponto de
controle (sinalética) é dar maior precisão à imagem dada pelo mapa do
elemento onde está o ponto e para indicar a localização do prisma em
relação a ele, ajudando o competidor a melhor visualizar a localização
do ponto de controle.
No entanto, um bom ponto de controle será encontrado principalmente pela leitura do mapa. Descrições e códigos podem ajudar nesta tarefa, mas devem ser mantidos tão curtos e simples quanto for necessário para localizar o ponto de controle.
Nota: as descrições dos pontos de controle não devem ser usadas para corrigir erros do mapa.
No entanto, um bom ponto de controle será encontrado principalmente pela leitura do mapa. Descrições e códigos podem ajudar nesta tarefa, mas devem ser mantidos tão curtos e simples quanto for necessário para localizar o ponto de controle.
Nota: as descrições dos pontos de controle não devem ser usadas para corrigir erros do mapa.
Modelo de Descrição dos Pontos de Controle
Formatação do cartão de descrição dos pontos de controle
O cartão de descrição dos pontos de controle para um percurso de orientação contém as seguintes informações:
- Título;
- Localização da partida;
-
Descrição individual de cada ponto, incorporando instruções especiais
tal como a distância e tipo de balizamento durante o percurso;
- Tipo de balizamento do último ponto para a chegada.
Quando impresso, as caixas do cartão de descrição devem ser quadradas, com uma dimensão lateral
entre 5mm e 7mm. Quando as descrições dos pontos de controle são dadas por escrito, a
apresentação geral deve ser semelhante ao da versão com os símbolos, e a descrição dos controles
individuais escritos, na medida do possível, na mesma ordem que a versão com símbolos.
entre 5mm e 7mm. Quando as descrições dos pontos de controle são dadas por escrito, a
apresentação geral deve ser semelhante ao da versão com os símbolos, e a descrição dos controles
individuais escritos, na medida do possível, na mesma ordem que a versão com símbolos.
Cabeçalho
Título do evento
Categorias (linha opcional).
Código do Percurso; Distância do percurso em quilômetros aproximada até 0.1km;
Desnivelamento em metros aproximado em 5m.
Desnivelamento em metros aproximado em 5m.
Localização da partida
Mostrada na primeira linha das descrições, usando a descrição como se fosse de um ponto de controle.
Descrição individual de cada ponto
Normalmente
eles estão na ordem em que devem ser visitados e podem incorporar
instruções especiais como o comprimento e a natureza de qualquer rota
marcada durante o percurso. Uma linha horizontal mais espessa deve ser usada após cada terceira descrição e em cada lado de qualquer instrução especial.
A
|
Número do
ponto
|
B
|
Código do ponto de
controle
|
C
|
Qual objeto entre
outros
|
D
|
Objeto do
ponto
|
E
|
Aparência
|
F
|
Dimensões /
Combinações
|
G
|
Localização do
prisma
|
H
|
Outras
informações
|
A B C D E F G H
Explanação das Colunas
Cada ponto de controle é descrito da seguinte forma:
Coluna A - Número do ponto de controle
A numeração dos controles está na sequência em
que devem ser visitados, a menos que a descrição seja para uma
competição de pontuação (tipo “Score” ou Fazenda), caso em que esta
coluna geralmente é
deixada em branco ou indica o valor dado ao ponto de controle.
deixada em branco ou indica o valor dado ao ponto de controle.
Coluna B - Código do ponto de controle
O código do ponto de controle deve ser um número maior que 30.
Coluna C - Qual objeto entre outros
Esta
coluna é usada quando existe mais de um objeto similar ao do ponto de
controle na área do círculo; por exemplo, o de sudeste.
Coluna D - Objeto do ponto de controle
O elemento, conforme mostrado no mapa, no
centro do círculo que define o local onde está o ponto de controle; por
exemplo: clareira; pedra, etc. A maioria destes são símbolos
referenciais cruzados para a ISOM 2017 (Especificação Internacional para
Mapas de Orientação) usados para representá-los.
Coluna E - Aparência
Informações
adicionais sobre a natureza do elemento, se for necessário; por
exemplo: coberto de vegetação; em ruínas. Em certas circunstâncias,
também usada para um segundo elemento do controle, onde a descrição
assim requerer. Por exemplo: cruzamento; junção; no meio.
.
.
Coluna F - Dimensões / Combinações
As dimensões do elemento do controle devem ser
dadas onde o tamanho do elemento no mapa é um símbolo ao invés de estar
representado em escala. Também usada para os dois símbolos de combinação
(cruzamento, junção) e o símbolo de curva.
Coluna G - Localização do prisma
Posição do prisma em relação ao elemento; por exemplo: canto oeste (fora); na base, ao sul.
Coluna H - Outras informações
Outras informações que podem ser importantes ao competidor; por exemplo, primeiros socorros; hidratação.
Instrucões especiais
Estas
linhas vão no corpo das descrições e fornecem informações específicas
sobre a natureza da rota que deve ser seguida nesse ponto; por exemplo:
siga a rota balizada por 50 m; use o ponto de passagem obrigatório.
Tipo de rota do último ponto de controle para a Chegada
Esta
linha mostra a distância do último ponto de controle até a chegada e a
natureza de qualquer rota balizada na linha de chegada.
Obrigada pelas informações
ResponderExcluirMe ajudou muito
Excelente trabalho